Passarela do bairro Floresta da BR-158/RS, em Santa Maria-RS, é liberada para uso da comunidade
- Santa Maria BR-158/287-RS
- 7 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) informa que a passarela para pedestres do bairro Floresta, sobre a BR-158/RS foi liberada para uso da população. A estrutura garantirá mais segurança na mobilidade dos moradores da região. A passarela foi instalada junto ao acesso ao bairro com a finalidade de acabar com conflito entre o trânsito de veículos e pedestres existente no local. A melhoria faz parte do conjunto de obras da Travessia Urbana de Santa Maria-RS, que consiste na duplicação e adequação das BR-158/287/RS.

Mais duas passarelas serão construídas no trecho. Uma fica no bairro São João e outra no Parque Pinheiro Machado. Ambas estão na fase de construção das fundações. Desde o início das intervenções, em dezembro de 2014, a Unidade Local do DNIT adotou como metodologia de trabalho dar início em frente de obras que possam ser concluídas e quando atendidas questões de segurança já possibilitar que a comunidade local usufrua das benfeitorias previstas no projeto.
Além da passarela, a comunidade já foi contemplada com a o viaduto do Castelinho, viaduto do Cerrito, viaduto da Rodoviária, duplicação entre Cerrito e Duque de Caxias, viaduto da rua Duque de Caxias, Passagem Inferior do Patronato e passeios públicos na BR-158.
Para o mês de julho, o DNIT projeta liberar para o tráfego mais uma obra. Trata-se do viaduto da BR-158/287RS, conhecido popularmente como trevo de saída para Rosário do Sul.
Como as obras ainda estão em fase de acabamento, o DNIT disponibiliza um telefone de ouvidoria para a comunidade contribuir com o projeto e deixar sua opinião e sugestão para a obra. O telefone é o (55) 3217 4531, que funciona em horário comercial, de segunda à sexta-feira, inclusive, recendo ligações a cobrar.
Travessia Urbana de Santa Maria - RS
A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. É considerada a maior que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza na região Centro do Rio Grande do Sul. A Travessia Urbana modernizará o complexo viário do município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico. Atualmente a obra já alcançou 70% de execução.