DNIT realiza campanha de conscientização sobre proteção à flora
- Santa Maria BR-158/287-RS
- 1 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21/09, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu, no mês de setembro, uma série de atividades sobre proteção e preservação da flora da região de Santa Maria (RS). São conversas com trabalhadores, com a comunidade, em escolas e campanhas de divulgação realizadas na área de entorno da duplicação da BR-158/287/RS.

O encerramento do mês foi marcado pela distribuição de 300 mudas de espécies nativas, entre elas: jabuticaba, araçá, pitangueira, cerejeira-do-mato e uvaia. Além de conversar com a população, a entrega das mudas possibilitou chamar a atenção do cidadão sobre práticas de preservação e desenvolvimento sustentável. Fomentar o cultivo de espécies nativas na composição de um pomar ou de um projeto de arborização urbana é uma escolha que contribui para a cultura ambiental. Além de formar pequenos refúgios naturais, viabiliza a criação de pequenos sítios alimentares para a fauna nativa existente.

Realizar atividades integradas com a comunidade local é um dos propósitos da gestão ambiental. De acordo com o Programa de Educação Ambiental, as ações buscam estimular rotinas de conservação do meio ambiente, focando em pequenas atitudes que podem ser realizadas em qualquer local. A campanha de doação de mudas foi planejada em conjunto entre os programas de Comunicação Social e Educação Ambiental. A atividade segue cronograma definido pelo Plano Básico Ambiental da Obra (PBA).

Para estimular a preservação da biodiversidade local, a gestão ambiental das obras de duplicação da BR-158/287/RS também executa os programas de Controle de Supressão da Vegetação e o de Proteção à Flora.